quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Angustia

Sofro de ansiedade, o que me deixa angustiada, não consigo dormir direito pois tenho que organizar o dia seguinte, quando acordo estou com sono e passo o dia pensando em descansar a noite... enfim sempre vivo o futuro e estou estragando meu presente, encontrei no google os textos abaixo e descobri que sou tão ansiosa que acabo ficando angustiada, sei que não vou mudar minha maneira de ser, mas estou tentando parar de antever o futuro.

Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma. Na moderna psiquiatria, a angústia é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.
A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumaticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranóicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória. A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas).
“Jean-Paul Sartre, filósofo francês contemporâneo, defendeu que a angústia surge no exato momento em que o homem percebe a sua condenação irrevogável à liberdade, isto é, o homem está condenado a ser livre, posto que sempre haverá uma opção de escolha: mesmo diante de A, posso optar por escolher não-A. Ao perceber tal condenação, ele se sente angustiado em saber que é senhor de seu destino. Também Sigmund Freud, Pai da Psicanálise, realizou estudos sobre o problema da angústia. Ele afirmou que vivemos um profundo mal-estar provocado pelo avanço do capitalismo. Contudo, a sua colaboração mais profunda para essa nossa temática pode ser percebida na sua análise do nosso aparelho psíquico: vivemos um conflito interno entre três instâncias psíquicas fundamentais ao equilíbrio do ser: nossas vontades (id) vivem em constante atrito com nosso instinto repressor (superego). Podemos tudo aquilo que queremos? Infelizmente não. O balanço entre as vontades e as repressões tem que ser buscado pelo ego, a nossa consciência. É o ego que analisa a possibilidade real de por em prática uma ação desejada pelo nosso id. Não obstante, controla o excessivo rigor imposto pelo superego. A esse conflito entre o id e o superego, Freud denominou angústia.” (Cleberson Dias – Lic. Plena em Filosofia)
“Pessoas que apresentam o quadro de angústia sem acompanhamento profissional, desenvolvem outros distúrbios emocionais, tais como cansaço físico-mental, abaixamento da auto-estima e comportamentos desadequados”.
Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
CausasEsses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.
Consequências
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica. Outras doenças podem causar ansiedade como: problemas de tireódie insuficiência cardíaca.

Unhas roídas, característica de ansiedade
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
A Ansiedade em níveis muito altos ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.
Pelo fato de fazer vário exames e não se constatar nada algumas pessoas ficam mais preocupadas almentando sua ansiedade,isso pode atrapalhar a pessoa no seu dia - dia .
Manifestações
As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas. Muitos resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autónomo, que controla o reflexo ataque-fuga. Outros são somatizações, ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas fisicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular.
Cerca de metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito. Conforme a sintomatologia, a ansiedade pode ser classificada em vários transtornos, mas sempre quando há um grau patológico, definido como aquele que causa interferência nas atividades normais do indivíduo.
Sintomas
Fadiga
Insônia
Falta de ar ou sensação de sufoco
Picadas nas mãos e nos pés
Confusão
Instabilidade ou sensação de desmaio
Dores no peito e palpitações
Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas
Boca seca
Contrações ou tremores incontroláveis
Tensão muscular, dores
Necessidade urgente de defecar ou urinar
Dificuldade em engolir
Sensação de ter um "nó" na garganta
Dificuldades para relaxar
Dificuldades para dormir
Leve tontura ou vertigem
Vômitos incontroláveis
Agonia nas pernas ou pernas inquietas
Queimção na cabeça ou braço e pernas
Sensação de que está ficando louco
Sensação de morte eminente , acha que vai morrer a qualquer momento.
As vezes fica em dúlvida se o que tem realmente é provocado pela
ansiedade achando ter outra doença.
Candidíase
Abaixa a imunidade.
Muito cançaso e dor nas costas

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Com certeza, Angel (sei que é assim que o Xistian se refere a ti)... relutei muito, mas acho que os muitos diários que fiz vida afora estavam me fazendo falta... eles me ajudaram a me entender no meu processo de desenvolvimento... acho que me ajudaram também a me tornar uma pessoa melhor, caso fosse alguém confusa na vida... Adorei teus comentários e tuas visitas...amigos são sempre bem-vindos mesmo...
    Quanto à angústia que sente, tenho certeza que deve-se também, às muitas decisões que anda querendo tomar e que já tenha tomado para sua vida... é normal... toda mudança gera desconforto, insegurança, dúvidas, expectativa... mas tem jeito de melhorar esse sentimento, sabia? Tirando o foco das coisas que te angustiam já é um bom começo... também fazer mais coisas que te dão prazer é um caminho interessante... Noto, que você, como eu, se conhece a ponto de se auto diagnosticar (os hífens andaram se perdendo na nova ortografia e ainda não sei onde pô-los e quando tirá-los)... portanto, sei que vai se achar e arranjar um jeito bem seu de melhorar essa situação... Talvez quando as coisas se resolverem, mudarem logo, tudo isso passa.... beijos guria... te gosto muito...

    ResponderExcluir